terça-feira, 2 de setembro de 2008

O último (e triste) tango em Brasília.

Em 06 de setembro de 2007 escrevi um artigo em meu outro blog chamado “Uma análise crítica”. Nele, discuti como Lula e todo o planalto, apesar de terem conseguido avanços sociais consideráveis, continuaram seguindo os passos de governos anteriores no tratamento com a mídia. Pois bem, normal seria se essa mídia que citei “apoiasse” o presidente como fazia em épocas passadas.

A questão é simples: a mídia bate e Lula afaga, como um Pai. Não o “Pai dos Pobres”, mas o “Pai da mídia”.

Não sou daqueles que creditam todos os movimentos de corrupção no Brasil na conta da imprensa, é objetivar demais um debate extremamente complexo. No entanto, confesso que diante das últimas semanas fiquei estarrecido com os fatos que se sucederam.

Os responsáveis pela Operação Satiagraha encaminharam ao Juiz De Sanctis e este deferiu dois pedido de prisão contra Daniel Dantas, para evitar que o banqueiro, de alguma forma, interferisse no andamento e conclusões da referida Operação. Gilmar Mendes soltou o empresário nas duas ocasiões, quando despachou favoravelmente, pela concessão dos habeas corpus impetrados pelos advogados do banqueiro. Como conseqüência, tivemos a materialização de todas as previsões feitas pela cúpula da Satiagraha, com o envolvimento de órgãos da mídia e das oposições, na missão de inverter os papéis dos atores participantes da trama, incriminando-se as Autoridades da PF e inocentando-se Dantas e sua turma.

É, parece teoria da conspiração, teoria de não sei mais o que, etc. Mas está aí, desta vez preto no branco. O inquérito da Satiagraha mostrou por A + B: Daniel Dantas corrompeu meio mundo, inclusive uma parcela considerável da imprensa. Isso não sou eu quem digo, está lá nas centenas de papéis que desnudaram a podridão de interesses entre Estado e iniciativa privada.

Os jornalões deram três ou quatro dias de holofotes para Dantas e depois começaram um processo deslavado de “absolvição” do banqueiro. Espetacularização da PF, excessos, loucuras, até erros de português estavam achando para achacar o inquérito do delegado Protógenes Queiroz.

Pois bem, todo mundo embarcou nessa. Nos bares não se fala mais de Dantas, Gilmar Mendes virou o ícone do Estado Democrático, do Estado de Direito.

E ontem, nosso querido Lula cedeu mais uma vez. Aqui em O Chorume já havia comentado que a CPI dos grampos tentava, nada mais nada menos, minimizar e criminalizar as ações da PF. Não deu outra, a Veja publicou uma matéria dizendo que Gilmar Mendes foi grampeado pela ABIN. Ótimo, perfeito seria se a reportagem se prestasse ao papel que ela teria que desempenhar, fazer jornalismo.

Segundo a revista: “O diálogo entre o senador e o ministro foi repassado à revista por um servidor da própria Abin sob a condição de se manter anônimo.” Como o país é um lugar de previsões, “eu acho que”, “eu penso que”, “eu suponho que”, Lula afastou ontem toda a diretoria da Agência de Inteligência, sob o pretexto de não atrapalhar as investigações. Dantas teria que ser preso pelo mesmo pretexto, mas está solto, solto pela mesma pessoa que é protagonista (Gilmar Mendes) da ação que fez Lula afastar a diretoria da ABIN. Parece mentira, mas é verdade!!!!
Um parêntese aqui: vocês devem se lembrar quando o repórter de O Globo filmou um diálogo particular entre dois Ministros do STF no julgamento do mensalão. A orquestração de palmas foi uníssona, um grande furo de reportagem. Não seria também um atentado a democracia? Um risco iminente (como bradam os jornais hoje) ao Estado de Direito?

Deixo claro, se foi a ABIN, que seja punida. O que não se pode é utilizar o debate para endossar uma articulação no mínimo, obscura, para livrar a cara de Dantas.

Paulo Henrique Amorim tem lá seus fanatismos e devaneios, algumas vezes extrapola um pouco em seu blog, sem dúvida. Porém, desta vez acertou em cheio:

“. Dantas destituiu o ínclito Delegado Protógenes Queiroz, com a desculpa de que cometeu “excessos”.
. Dantas demite agora o Dr. Paulo Lacerda da Abin, numa patranha montada com a Veja e Gilmar Mendes.
. O Presidente que tem medo entrega o poder a Gilmar Mendes, com medo de Dantas.
. O Presidente Lula não pôde ter uma Policia Federal Republicana nem um diretor da Abin competente.
. Ele é o que está aí: subordinado ao Supremo Presidente do Supremo.
. Triste fim de Governo !
. Deposto por um quadrilheiro, amparado pelo Supremo!”


Confesso amigos, acho que desta vez até minha ingenuidade utópica de um país melhor foi pelo ralo.

Nenhum comentário: