terça-feira, 23 de setembro de 2008

Por trás de O Globo.

Tudo bem, eu concordo que é muito chato bater na mesma tecla toda hora, mas é brincadeira!!

Sábado de manhã (20/09) passando pela banca li uma das manchetes de O Globo: "Chavez expulsa ONG que lutava pela Democracia." Obviamente, como a manchete era do Globo, chegando em casa fui pesquisar sobre o fato.

Num primeiro momento, temos que fugir do minimalismo da imprensa nacional. Chavez = vilão. Há muito mais o que se debater do que simplesmente desmoralizar e achacar o governo venezuelano.

Sem dúvida lá existem autoritarismos, excessos, pobreza, etc., nada que nossas terras não conheçam.

Enfim, vamos aos fatos. Chavez expulsou da Venezuela dois membros da ONG Human Rights, por terem produzido um relatório sentando o pau no governo. Na minha humilde concepção, nada justifica a expulsão, nada, mesmo que as críticas sejam infundadas e fora de ponto, é preciso saber lidar com elas.

O mais interessante é que o jornal, em nenhum momento, publica alguns pontos que merecem destaque:

- A ONG (quando diz que não há direitos humanos no país) não leva em conta avaliações de outras grandes instituições. A UNESCO declarou recentemente a Venezuela como um país livre do analfabetismo. A OMS avaliou de maneira extremamente positiva o programa de saúde "Barrio Adentro", que leva medicina aos bairros mais pobres. O Comitê das Nações Unidas contra a discriminação Racial usou a Venezuela e a Bolívia como destaques na inclusão social de povos indígenas que ficavam à margem da organização social.

- A Human Rights Watch (HRW) foi criada em 1978 pelos EUA, para servir de instrumento propagandístico - ideológico na Guerra Fria.

- José Miguel Vivanco (Diretor que foi expulso da Venezuela) trabalhou na diplomacia da ditadura de Augusto Pinochet, no Chile.

- Esta mesma ONG apoiou o Golpe de Estado sofrido por Chávez em 2002. Aliás, toda a mídia nacional apoiou.

Deixo bem claro: acho que não podemos ter fanatismos para nenhum dos lados. Precisamos é mostrar claramente os dois. Tanto nossos jornalões precisam apresentar o excelente trabalho social de inclusão que Chavez faz, quanto nossas esquerdas precisam debater algumas atitudes autoritárias do presidente sem paixões e cegueiras.

Queridos leitores, avisem aos grandes jornais que aqui o lixo não fica dentro de saco preto, vamos meter a mão no Chorume.

Fontes:

wikipedia.com

abn.info.ve

reuters.com


2 comentários:

Raphael Dias Nunes disse...

Um dos preceitos básicos de qualquer relato jornalístico, onde existem duas partes envolvidas: Ouvir ambos os lados. Isso tá no manual de redação de qualquer mídia que se preze, inclusive O GLOBO.

É lamentável observar tão claramente uma linha editorial pra lá de batida, que é a oposição aos governos de esquerda latino-americanos, por parte da imprensa nacional.

Assim como - justiça seja feita - é lamentável também um governo que não sabe aturar críticas e expulsa qualquer organização que não o apóie.

No caso de incidentes políticos, a coisa é muito séria. É onde algo muito próximo à imparcialidade deve reinar. Como ela não existe, é melhor que a situação seja muito bem esclarecida.

E como todo bom jornalista que se preza, as fontes foram reveladas!
Perfeito.

Saudações Chorumescas.

Alexandre Vasconcellos disse...

Concordo com o comentário anterior.

Que foda um blog como este ter que dar aula a "O Globo"...

Que foda um blog como este dar aula a "O Globo"!!!

Melhor post de "O Chorume" até agora, no sentido de atingir o objetivo de revirar a lixeira da imprensa, que muitass vezes fica na porta da frente.