quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Nova Guerra Fria?

Enquanto a ameaça de uma guerra surge na Geórgia, a disputa geopolítica entre Estados Unidos e Rússia fica cada vez mais clara. A conflagração armada nunca esteve tão próxima da fronteira russo-georgiana. O conflito começou quando tropas da Geórgia tentaram tomar o controle da região de Ossetia do Sul, área, de fato, autônoma e protegida por forças russas.

A disputa reflete, nada mais nada menos, do que uma disputa de forças entre Rússia e EUA, uma nova Guerra Fria, que parece estar esquentando cada dia mais.

Após a abertura econômica com Gorbachov e Yeltsin, a mão forte do Estado voltou a pesar na Rússia, com Putin, o que tem levado o país a desentendimentos constantes com a política norte americana. Observadores mundiais e a grande mídia acusam, desde o início da "era Putin", a nação de cercear os direitos civis e a liberdade de expressão.

Os disolvidos estados da antiga União Soviética tomaram rumo próprio, alguns já integram a União Européia, outros a OTAN, o que não agrada muito ao governo russo, cujo desejo de centralidade de poder do leste Europeu ainda parece estar aceso.

Por outro lado, o Tio Sam é quem puxa esta "ocidentalização" dos antigos países da URSS. Além disso, a proposta de montar uma base militar no centro da Europa é outro tema que beira o belicismo entre as duas potências.

Ainda como pano de fundo de toda este folhetim, estão áreas da Ossétia do Sul e da Geórgia estratégicas nas áreas de petróleo e gás.

O fato é que a política imperialista dos EUA incomoda Putin, assim como estes resquícios da grande URSS incomodam Bush, com isso a disputa por influência mundial já está chegando a níveis preocupantes, e a militarização direta dos dois países pode ser uma mistura explosiva para uma Guerra que já foi Fria.

Em tempo 1:

É um total absurdo o que fazem com Evo Morales na Bolívia. Não quero discutir se o seu governo é bom ou ruim, democrático ou autoritário. O fato é que Evo foi eleito de maneira soberana e democrática, o que as Regiões separatistas fazem é puro Golpe de Estado. E o pior, tudo isso endossado pelos observadores (?) mundiais.

Com a esmagadora vitória no referendo, Morales mostrou sua força e, principalmente, o desejo de mudanças dos povos indígenas da região.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL688102-5602,00-ENTENDA+O+REFERENDO+REVOGATORIO+NA+BOLIVIA.html

Em tempo 2:

Enfim, mandaram Álvaro Lins pro saco.

Nos resta torcer pela degola Natalino, Jerominho e outros derivados.

3 comentários:

Raphael Dias Nunes disse...

Excelente analogia feita do conflito atual entre a antiga Guerra Fria. A Rússia não chega a ser mais considerada uma potência, mas nunca devemos esquecer o seu poderio bélico. É um grande conflito de interesses que fica em torno dessa nova guerra.

Talvez a nova Guerra Fria mesmo, fique por conta dos EUA com a China. Pelo menos nas Olimpíadas, está lembrando bastante os confrontos passados entre os Yankees e a ex-URSS...

Grande abraço!

Alexandre Vasconcellos disse...

Não creio nesse peso todo de Guerra Fria de novo não, o negócio hj em dia é outro...(o negócio $$$).

Mas que essa tensão é motivo para que se abram os olhos, é...

Álvaro Lins foi pro saco pq interessava a mta gente que ele fosse. Imprensa e poderosos do atual governo estavam doidos para fritá-lo, vide a falta de apoio do ex-delegado na Alerj, presidida por um colega de partido...

Jerominho, Natalino...acho q essa fileira ainda demora a cair...a ñ ser q a imprensa e os "amigos" de ontem ajudem...

Gabriel Mattos disse...

Infelizmente, sou obrigado a concordar com Alexandre pombino, tanto que a votação do Lins foi apertadíssima...

É difícil imagina um país sem esse jogo de "amizades" medíocre...

....

Abraçoss..