terça-feira, 5 de agosto de 2008

Eleições 2008

As eleições no Rio parecem estar engrenando ainda. A salada dos candidatos é variada, tem pra todos os gostos, liberais, esquerdistas, muristas e etc.
Crivella vem aparecendo como certo no segundo turno, sendo o segundo lugar disputado a tapa por Jandira, Eduardo Paes e Gabeira.
Labirintos a serem ultrapassados não faltam. A era César Maia não deixou muitas heranças benditas.
Ninguém sabe mais o que é Estado o que é Poder Paralelo, a fusão dos dois montou uma nova organização espacial no Rio. Os debates hoje passeiam pela retórica de eleger um "menos ruim", como se cada carioca carregasse um fardo eterno de compensações por morar na cidade maravilhosa. Há quem defenda as milícias, são mais seguras, dizem eles. Outros, o tráfico, ajudam a comunidade, dizem seus defensores. E o pior é ver alguns jornalistas, especialistas e outros "istas" caírem nesta porfia imbecil de "melhor ou pior".
A educação então, nem se fala. Primeiro, nossos servidores foram "convidados" a passarem suas contas-salário para o Santander. Coincidência ou não, o banco financiou a campanha do "Paladino da Ética" Rodrigo Maia. Depois foram as aprovações automáticas, meu deus, essas dispensam meus humildes comentários.
O pior de tudo é que se o danado se candidata de novo ele leva, mais ou menos um Paulo Maluf "praiano".
Enfim, não acredito que o bispo vá levar esse ano não, sua rejeição é muito grande. No entanto, a ala esquerdista parece não aprender nunca e mais uma vez vem completamente rachada: Molon, Jandira, Paulo Ramos, Chico Alencar e Gabeira disputam basicamente o mesmo nicho de votos. Solange Amaral não deve conseguir se eleger às custas do atual prefeito e não se transformará num "Conde de saias". Eduardo Paes vem com sua campanha milionária, não aguento mais ver seu rostinho tipicamente "pmdebista" nas ruas do Rio.
Vamos aguardar, a disputa do segundo turno promete.
Em tempo 1:
Semana passada assisti o finalzinho do debate de São Paulo, na Band.
O páreo na terra da garoa vai ser duro também. Uma enfraquecida Martha, um (sempre!!) inexpressivo Alckmin, o eterno "Maluf", um estático Kassab e uma animada Soninha.
O debate foi equilibrado, com destaque para Maluf e Martha, mais acostumados aos atalhos da política. O "chuchu" mais uma vez foi fiasco, definitivamente não leva jeito pra coisa. Soninha (PPS) e Ivan Valente (PSOL) tentaram se apresentar como novidades, porém, sem discursos empolgantes.
Antes de me despedir não posso deixar de frisar o lema bradado por Paulo Maluf no debate: "Em São Paulo ninguém anda 1km sem pisar numa obra minha". Abram o olho, se alguém piscar ele volta nos braços do povo!!!!
Em tempo 2:
Chega a ser ridícula a campanha que a mídia nacional faz contra a integração da América Latina.
A primeira página de "O Globo" apresentava em letras garrafais que Chávez tinha se intrometido no encontro de Lula e Cristina Kirchner. Todos sabem que o trio não reza a linha editorial dos veículos de Pindorama, merecendo desqualificação permanente. Agora, entrar nessa onda conservadora de lideranças, autonomias e negociações bilaterais é balela.
Sem dúvida, os três governos são passíveis de muitas críticas, agora não podemos cair no preconceito simplista da nossa imprensa.

Nenhum comentário: