terça-feira, 4 de novembro de 2008

Fugindo das Ideologizações.

Sexta-feira passada houve uma Passeata na Cinelândia.

Alardeados por uma necessidade de suprir um vazio ideológico, nossa juventude vai às ruas. A primeira faísca "blogstíca" ou o primeiro sussuro de polêmica, já se traduz em protesto, vira um contraponto sofista que esconde um vazio de pensamento crítico.

Torci por Gabeira, votaria nele novamente, o feriado influenciou na eleição, o Rio perdeu com a vitória de Paes, etc, etc. Agora, da mesma forma que os esquerdistas brasileiros e sul-americanos defendem e sustentam seus "muros" ideológicos a partir do discurso democrático, usam este mesmo discurso para suplantar derrotas.

Senão, vejamos: quando defendemos Lula, falamos que ele tem 70% de aprovação, quando "abraçamos" as causas de Morales e Chavez, gritamos que eles foram eleitos nas urnas, sejam por mil votos, seja por um voto. Eu digo isso e continuarei dizendo.

Mas, certas vezes, fico me indagando. Por que estas mesmas pessoas não foram para cinelândia antes, pedindo para os eleitores não viajarem? Por que não fizeram a tal "onda verde" durante a campanha eleitoral (nenhuma passeata botou 5 mil na rua durante as campanhas) ?

Infelizmente, nossos atos "políticos" são alicerçados em falácias cansadas, axiomas que se perdem num comodismo eterno, levantes midiáticos que ficam na linearidade cognitiva. A verdade é que somos movidos pelas frustrações próprias, as verdadeiramente sociais ficaram nas "passagens desbotadas na memória das nossas novas gerações".


Em tempo:

Sem dúvida, temos uma eleição histórica nos EUA. Não só isso, temos, indubitavelmente, um ar de mudanças caso Obama seja eleito.

Porém (sempre tem um porém) em "terras brasilis" precisamos lembrar que nenhum dos dois candidatos parece disposto a dinamizar as relações comerciais, leia-se corte de subsídios e apoio ao etanol nacional.

Vamos aguardar a decisão.

Em tempo 2:

Perguntar não ofende:

Alguém sabe quando a Revista Veja vai apresentar as provas do suposto grampo que causou uma crise institucional no Governo Lula?

4 comentários:

Raphael Dias Nunes disse...

Não fui à passeata, portanto, estive distante do que eles realmente pregavam.
Só sei que inconformismo após uma eleição direta e legítima, é algo um tanto contraditório para quem se diz apoiar a democracia...

Pode parecer muito escroto fazer esse questionamento (óbvio), mas como perguntar não ofende:

Deu em alguma coisa essa parada?

Raphael Dias Nunes disse...

E pq será que todo mundo torce pro Obama, hein?

Leonardo Vicente disse...

É até engraçado esse tipo de passeata. O que foi visto foram estudantes que reunidos, gritaram algumas ordems de palavras (e não palavras de ordem) que mais pareciam cantos de torcida organizada. Alguns desinformados que passavam achavam que era a torcida do vasco fazendo protesto pro time não cair. (JURO)

Mas o que mais me comoveu foi, que nessa reunião de colegas estudantis, alguns puderam pegar o telefone de uma "gatinha", depois pintar a cara de verde e amarelo e comer no bob´s mais a frente.

- Vamos lutar pela democracia!
- Isso aí, POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO
- Já te vi em algum lugar. Você estava naquela choppada de sábado?
- Estava!
- Então, quando isso aqui acabar, vamos comer alguma coisa no Bob´s. O que acha?
- Ok, anota meu celular. Leva uns amigos, vou levar as minhas amigas.
- Tá! Combinado.
- Beijos!
- Beijos!

- EU SOU BRASILEIRO... COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR...

Logo, pode-se dizer que para muitos não foi tempo perdido.

xxxx

Enquanto Obama ganha nos EUA, o Brasil perde de imediato com o protecionismo que será aplicado em seu governo.

Ridículo é ter uma programação 24 horas de eleições americanas.´Me sinto até em Miami: cidade americano cujas as linguas mais faladas são espanhol e portugues.

Onde ficam os casos do preso que fugiu pela porta da frente de Bangu 8. A milícia mostra suas garras para aqueles que tentam colocar ordem. E o deputado Marcelo Freixo (PSOL) - já ameaçado de morte pelos milicianos - tem razão quando diz que isso é a "banalização de absurdos".

Mas e daí, o que importa é que o Barack Obama ganhou as eleições brasileiras... ops, quer dizer, americanas.

Leonardo Vicente disse...

Me desculpem os erros de portugues!