domingo, 26 de outubro de 2008

Balanço Geral










Destaques, derrotas e observações sobre as eleições.

PT e PMDB agora dividem a liderança das capitas, cada um com seis, o PT, no entanto, sai mais fraco, já que perdeu duas, o PMDB ganhou uma.
As derrotas petistas em Porto Alegre, após perder o Estado na última eleição, e a de Santo André, onde a vitória era dada como certa, foram as mais sentidas.

Alguns caciques, seguindo tendência das eleições estaduais, sofreram algumas baixas, como Sarney, em São Luís, e Espiridião Amim, em Florianópolis. Coincidência ou não o DEM mais uma vez perde espaço, com o fim da Era Cesar no Rio, se não fosse o José Serra no apoio ao Kassab e a Marta fazendo burrada atrás de burrada, o DEM sumia do mapa.

Este pleito teve um aspecto geográfico interessante. Foi uma disputa pautada em apoios de Brasília, Ministros, Senadores e Deputados entraram de cabeça nas campanhas, dando uma amplitude "nacionalizante" aos municípios. Pode ser reflexo de 2010, já que teremos uma eleição presidencial "cabeça a cabeça" e a primeira sem a presença do Presidente Lula.

Ressalta-se ainda que a "união" PSDB/PT de Minas não deve tomar proporções maiores, tendo em vista a derrota suada de Márcio Lacerda.
Paes ganhou apertado no Rio de Janeiro, numa eleição com 20% de abstenção, Gabeira, com uma linda campanha diga-se de passagem, não teve forças para superar o pragmatismo do pmdbista, apoiado por Cabral e Lula.

Por falar no presidente, ele deixou muita gente irritadíssima no partido. Não atuando em candidaturas importantes, como Salvador e Porto Alegre, o presidente gravou um vídeo para Eduardo Paes e foi figura fundamental na vitória do candidato.

No final das contas ficamos mais ou menos assim.

Os partidos que integram a base do governo Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso detêm 21 das prefeituras das 26 capitais brasileiras. O número continuará o mesmo. Entre os partidos da base, o PSB terá em 2009 três cidades e o PTB, duas. PC do B, PP, PV e PDT terão uma capital cada.

As legendas de oposição ao governo federal manterão o comando de cinco capitais. O PSDB, que governa em três cidades, passará a governar quatro. O DEM, que comandava São Paulo e Rio, terá apenas São Paulo a partir de 2009.












Nenhum comentário: