terça-feira, 11 de novembro de 2008

Anistia, Guantánamo, Reinaldo Azevedo e ideologias.

Realmente eu não agüento o Reinaldo Azevedo. Ele mesmo se perde nas próprias argumentações.

Em seu blog, ele tem mania de fazer um tal de “vermelho e azul”, onde ele comenta cada parágrafo de algum texto que não tenha gostado.

Vou fazer mais ou menos o mesmo, só que ao contrário. Seguem trechos de seus artigos, comentados “chorumelicamente”.


“Conversa mole e, com a devida vênia, picaretagem intelectual. Brasil afora, sabemos, há policias que torturam presos comuns. Perguntem o que o valente Paulo Vannuchi, ministro dos Direitos Humanos, fez a respeito até agora. Eu respondo: nada! Perguntem o que Tarso Genro, ministro da Justiça, fez até agora. Eu respondo: nada! Atrevo-me a perguntar a Glenda: o que a senhora fez a respeito até agora? Nada também! E eu? Fiz o que me cabe como jornalista: já denunciei tal prática dezenas de vezes. E por que esses militantes da reparação do passado nada fazem pelos torturados presentes? Porque os coitados que se danam nas cadeias são presos sem pedigree ideológico.”
(Azevedo comentando a questão da Anistia e julgamento dos torturadores).

"Se você não sabe a diferença entre um “serial killer” e um terrorista, é inútil explicar. Se você acha que um psicopata não difere moralmente de um sujeito que passa meses planejando como jogar aviões contra edifícios, fazendo-o de modo politicamente articulado, segundo a estranha “racionalidade” do terror, não espere que eu consiga lhe provar a diferença. Você se apegaria ainda mais à suposta igualdade entre ambos. Há contrastes, minha cara, diante dos quais argumentos são inúteis. Nem sempre eles esclarecem. É uma questão de escolha moral." (Agora, Reinaldo defende a Prisão de Guantánamo diferenciando acusados).

Agora, eu (em comentário feito no blog):

Reinaldo, realmente, apesar de escrever direitinho, você se perde. As dialéticas comparativas são boas quando lhe convém.

Para comparar um bandidão do Tráfico que é torturado pela PM, com um Prisioneiro político torturado por uma ditadura, não há diferença, é tudo igual!!

Agora, quando convém defender um sistema prisional arcaico e violento, você traça "N" contrapostos entre um Serial Killer americano e um terrorista.

Obviamente, nos dois casos (ditadura e EUA), temos heterogêneas estruturas sociais. No entanto, devem ser tratados TODOS (está lendo bem ai Dr. Azevedo), TODOS, da mesma maneira. Vivemos, pelo menos na teoria, em uma democracia, onde, até que se prove o contrário, as pessoas são inocentes e possuem direito a defesa e à reintegração social de forma plena.

Como nada justifica aquela irracionalidade brutal que é Guantánamo, também acho que todas as torturas são injustificáveis. Realmente, e aí eu concordo, temos um país altamente sistematizado ideologicamente pela esquerda. Fruto, nada mais nada menos, da incompetência dos projetos liberais, ou neoliberais.

Infelizmente, você prefere o discurso belicista ao social. Fala mal dos que "ideologizam" os textos, no entanto, é o que mais o faz, nas entrelinhas.

Reinaldo, já está demais não é meu caro???

6 comentários:

Leonardo Vicente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leonardo Vicente disse...

Infelizmente, foi instalado no mundo a moda dos direitos humanos - não sou contra, pelo contrário, mas se bem aplicado claro - porém, ao mesmo tempo que essa onda vem crescendo com a hipocrisia da sociedade, cresce junto as maneiras de tortura que os bandidos e traficantes e milicianos realizam, ditando sua própria lei na sociedade. Principalmente a sociedade carioca.

Ou seja, a sociedade e imprensa pedem e tiram as "armas" dos policiais quando veêm casos assim, mas quando acontece dentro da sua casa se perguntam e reclamam porque a força policial não agiu com mais agressão e firmeza contra os bandidos. Engraçado, não?

Então, minha opinião é que é preciso ser refeita essas leis. Quando um bandido de 16 anos que rouba, tortura e mata e faz isso consciente vai para uma delegacia chamada de Delegacia de PROTEÇÃO ao menor infrator é porque algo está errado.

Seriam as leis brasileiras que não acompanham a evolução dos fatos ou a população, principalmente a classe média, que é hipócrita demais pra cobrar isso.

XX

Engraçado, tentei procurar no blog do Sr. Azevedo o comentário do nosso ilustre colunista e não encontrei.

Sabem se foi pro ar? Se foi, qual foi a repercussão?

A coluna está muito boa, parabéns meu caro amigo.

Raphael Dias Nunes disse...

Foi contraditório sim, mas talvez mal expresso pelo Reinaldo.

Acho extremamente válidas as críticas que você explicitou no blog do Reinaldo, deu uma bela liçãozinha para ele.

Mas acho também, que no fundo, vocês dois estão querendo dizer a mesma coisa.

Abraço!

PS: Qual comentário foi excluído?!

Raphael Dias Nunes disse...

Houve alguma resposta de seu comentário, por parte do Reinaldo?

Se tiver, quero saber, por favor!

Gabriel Mattos disse...

Mais uma vez, o comentário não foi publicadoo...

Devo ser um "Petralha"...ahahaha...

Ele foi altamente contraditório, fez as comparaçãoes que lhe favoreciam ideologicamente. Explicitou seu espírito "reaça" totalmente.

Única coisa que eu acho louvável nele, é que ele assume seu lado direitista sem vergonha e tenta argumentar - muitas vezes falando merda, algumas falando coisas sérias - sem máscaras.

Ao contrário do Léo, que é "Mainardista" enrustido e usa essa foto de Guerrilheiro da revolução Castrista!!!ahahahahhahahah

obs: tb não entendi o cometário removido....

Leonardo Vicente disse...

foi um comentário meu que eu mesmo exclui, relaxem!!