terça-feira, 8 de julho de 2008

Até Quando?

Enfim, Daniel Dantas rodou.
Em mais uma operação excelente da Polícia Federal, foi desbaratada uma quadrilha de primeira: Naji Nahas, Celso Pitta etc. Homens que tiveram atuações, no mínimo, suspeitas, principalmente na época do Tucanato.
Segundo a PF:
As investigações iniciaram há quatro anos, como desdobramento do caso "Mensalão". A partir de documentos enviados pelo Supremo Tribunal Federal para a Procuradoria da República no Estado de São Paulo, foi aberto um processo na 2ª Vara Criminal Federal. Na apuração foram identificadas pessoas e empresas beneficiadas no esquema montado pelo empresário Marcos Valério para intermediar e desviar recursos públicos.
Baseadas nas informações e em documentos colhidos em outras investigações da Polícia Federal, os policiais apuraram a existência de uma grande organização criminosa, comandada por um banqueiro, envolvida com a prática de diversos crimes. Para a prática dos delitos, principalmente desvio de verbas públicas, o grupo possuía várias empresas de fachada.
Com o andamento da apuração, foi descoberta a existência de um segundo grupo formado por empresários e doleiros que atuavam no mercado financeiro como forma de "lavar" o dinheiro obtido em negócios escusos. Além de fraudes no mercado de capitais, baseadas principalmente no recebimento de informações privilegiadas, a organização atuava no mercado paralelo de moedas estrangeiras.
Como ja havia publicado no Blog, Dantas ia receber um "cala a boca" de 1 bi pela criação da BrOi. O "mago das privatizações" no governo FHC, que na privatização da telefonia montou um esquema pelo qual assumia o controle da Brasil Telecom, com dinheiro da Previ (dos funcionários do Banco do Brasil), da Petros (dos funcionários da Petrobrás) e da Funcef, dos funcionários da Caixa Econômica - além do Citibank, dessa vez se deu mal.
É interessante perceber que o processo foi desencadeado pela PF desde o mensalão. No entanto, no mensalão alguém viu o nome de Dantas sendo citado na grande mídia? Eu não vi. O que dirá Miriam Leitão amanhã? "Inflação galopante assusta o Brasil", deverá ser a chamada.
Vamos ver até quando o STF, que já soltou os bicheiros de Álvaro Lins, vai deixar Dantas preso. O Presidente Supremo Gilmar Mendes deu entrevista ao jornal nacional em que critica a “espetacularização” das prisões que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal fizeram hoje para interromper a atividade criminosa de Daniel Dantas e uma de suas múltiplas quadrilhas (clique aqui para ver que não falo mentira).
Espetacularização? Faz-me rir né, não duvido que acordemos amanhã com o banqueiro solto por aí.
Em tempo:
Hoje o dia foi cheio, além da operação da PF, Paulinho da Força Sindical prestou depoimento no conselho de Ética.
Foi muito seguro em todas as suas respostas. No entanto, confesso que nunca acreditei muito numa relação transparente entre Força Sindical, BNDES, ONG´s, etc...
Vamos ver no que dá!!!

Nenhum comentário: