terça-feira, 13 de janeiro de 2009

De volta...

Depois de merecidas férias na longínqua cidade de Miguel Pereira, onde fiquei deitado o dia todo de havaianas e shorts sandpiper quadriculados, voltamos ao árduo trabalho....!!!

Vamos falar sério, a pendenga entre Israel e Palestina está rendendo boas baboseiras na imprensa nativa. De um lado, americanistas doentes, que olham o Oriente Médio como um caminhão de barbados com bombas em baixo do braço. De outro, anti-Eua fanáticos, que enxergam a Palestina, Irã e Líbano como arautos do anti-imperialismo.

É impressionante, acho que ainda não li nenhum editorial ou análise sensata. Ali Kamel e Reinaldo Azevedo representam Israel. Carta Maior e Carta Capital puxam a comissão de frente adversária.

O mais engraçado é que ambos os ringues criticam a cobertura da mídia diante da Guerra. Acho que a única interseção de ideias (sem acento agora!!!) é o fato da Rainha da Inglaterra, ou melhor, a ONU, estar cada dia mais vivendo com o nome. E o Brasil, com uma política externa ainda raquítica, luta por uma vaga em seu conselho de segurança, como se a representatividade daquela cadeira lhe desse status de grande Potência.

O que observo até agora, sem tirar nem por, é que o Hamas, querendo ou não, foi eleito
democraticamente. Vale ressaltar, antes das próximas observações, que o fato da Palestina optar pela luta armada é decorrência, também, da opressão que Israel e os órgãos internacionais incidem sobre a população da Faixa de Gaza. Opressão traduzida na falta de alimentos, remédios e ajudas básicas aos refugiados da região.

Voltando a vaca fria, Israel também sofre constantes ataques, vindos da Palestina e do Líbano (como aconteceu na guerra contra o Hezbolah recentemente). Ataques estes, que não tem nenhuma justificativa cabível dentro de uma sociedade democrática. Logo...

Logo, é lógico que nenhum dos Estados aceita a existência alheia e, pelo que se observa, não aceitará tão cedo. Analisar a Geopolítica da região com um prisma deformado ideologicamente não ajudará em nada a construção de diretrizes palatáveis para o Oriente Médio.


No mais..


No mais, alguns poucos acontecimentos mereceram destaque durante o período de Férias Chorumélicas.

Dantas, com a ajuda de alguns amigos (leia-se Gilmar Mendes, Heráclito Fortes e cia), continua ganhando de goleada na Operação Satiagraha. Já derrubou Protógenes e Paulo Lacerda e as pautas já trataram de deixá-lo de lado. Ainda mais agora, com a estréia do 56º Big Brother Brasil.

Na economia, mais uma vez, nossos analistas falaram demais. O Brasil é visto pelos principais órgãos Econômicos internacionais (OCDE, Financial Times, NYT) como o “Bric” mais preparado para enfrentar a crise. A inflação, berrada por Miriam Leitão há alguns meses atrás como indubitável, já virou deflação. Obviamente, bastava analisar a sazonalidade das commodities para vislumbrar que o aumento de preços era passageiro e a iminente crise, traria desaceleração no consumo, jogando os preços lá em baixo.

Para terminar, vale o link do novo look de Dilma Rouseff (http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/01/13/cirurgia-plastica-deu-uma-arrumada-em-dilma-diz-mucio-para-cabral-ministra-ficou-mais-jovem-664669117.asp), agora no estilo Marta Suplicy. Candidata a presidência é isso ai, Marketing é (quase) tudo!!

É isso....saudações chorumescas....estamos de volta!!!!

2 comentários:

Raphael Dias Nunes disse...

Engraçado é ver que a guerra de mísseis, bombas e balas que acontece no Oriente Médio, pode vir a ser uma outra guerra em outros países, quando o assunto é a sua divulgação. Uma guerra pseudo-ideológica...

Essa campanha da Dilma não vai decolar, na minha modesta opinião. É uma forçação de barra do PT, para uma candidata que não tem carisma algum. Mas, como você mesmo disse, Marketing é "quase tudo" e também é capaz de fazer quase tudo...

Bela estréia no ano de 2009!

Sds Chorumélicas (ou seria chorumescas????)

Leonardo Vicente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.