quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O PMDB, a Veja e Jarbas.

A revista Veja, mais uma vez, cria polêmica no cenário político brasileiro. A reportagem com Jarbas Vasconcelos em sua última edição, gerou, novamente, assunto para capas de jornais diários, coisa que regurlamente a revista consegue fazer. Mas o que, de fato, a Veja espera com isso? Seguindo uma linha de raciocínio, podemos relacionar essa entrevista com as eleições de 2010?

Jarbas Vasconcelos

Podemos iniciar a trajetória de Jarbas Vasconcelos em 2007, pulando toda a sua importante carreira política iniciada como um dos principais fundadores do MDB (na ditadura) – PMDB hodiernamente -, quando começou a atuar como senador. Já de início, na época estourava o caso Renan Calheiros (para quem não lembra, ex-presidente do Congresso que foi acusado de usar um lobista para pagar a pensão da filha. Filiado ao PMDB) e, logo, Jarbas atuou firmemente a favor da cassação de Renan, o que gerou uma ótima repercussão com o povo brasileiro na época.

O PMDB

Sem dúvidas, o maior partido brasileiro na atualidade. Liderando o Senado com José Sarney, a Câmara dos Deputados com Michel Temer e com grande participação nos ministérios, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro é, sem dúvidas, um dos alicerces do governo Lula. Nas eleições de 2008 ficou claro a relação PMDB – Lula. Podemos citar, com um único exemplo, o apoio do presidente na candidatura do atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

A Veja

A revista Veja sempre foi parcial com relação as suas matérias e nunca escondeu isso. Seus colunistas e repórteres se esforçam em demonstrar a prática do jornalismo de interesses, o qual escondem tal prática se autoentitulando como revista do jornalismo investigativo. Sempre a favor do PSDB e crítico ferraz do governo Lula, sendo mais notório com o colunista Reinaldo Azevedo que, quando se refere ao PT, usa o termo “Petralha”.

Sendo assim,

O que pode se esperar da Veja quando faz uma entrevista com o senador Jarbas Vasconcelos a respeito do seu partido, o PMDB? Primeiramente, podemos considerar que Jarbas não esconde de ninguém que dará apoio ao PSDB em 2010. Consideremos também que a popularidade de Lula ainda continua grande e a de Dilma (mesmo que não concretize sua candidatura) começa a subir, sendo assim, ela se torna, junto com a força de transferência de votos que Lula possui, uma grande candidata a presidência nas futuras eleições. E repetindo, mesmo que ela não se torne candidata, o PT, graças ao Lula, tem uma alta taxa de transferência de votos.

Logo, a revista Veja, parcialmente voltada para o PSDB, sabendo como todo o veículo de comunicação que o próximo presidente da República provavelmente será o que tiver o apoio do PMDB e, sendo assim, juntando esse poder da popularidade que Lula possui, entra no jogo político entrevistando um dos fundadores do próprio PMDB que já enfatizou que dará seu apoio ao candidato do PSDB e que, por causa do caso Renan Calheiros, ganhou popularidade e influência com uma parte dos eleitores.

Contudo, mesmo que a entrevista não tenha relatado casos específicos de corrupção ou concordatas por debaixo do pano (o que, claro, ninguém acredita que não haja, principalmente quando se trata do PMDB) o que, supostamente, essa entrevista realmente quis foi tentar desestabilizar o PMDB principalmente porque agora o partido encontra-se líder do Senado e da Câmara dos deputados e por, sua grande maioria, apoiar o governo Lula.

Porém, parece que o tiro saiu pela culatra pois, ao contrário do que todos pensavam, os pmdebistas simplesmente optaram por não responder tais acusações, e mesmo aqueles que são favorárveis ao PSDB e concordam com Jarbas simplesmente não responderam ou não quiseram comentar sobre o caso.

Com isso, fica claro que o jogo político para as eleições de 2010 está apenas no começo e muito ainda está por vir. Enquanto isso, aqui no Chorume, ficaremos atentos e analisando os fatos.

Um comentário:

Raphael Dias Nunes disse...

Não vi a entrevista do Jarbas, mas certamente foi um espaço que a Veja abriu a grande nome do PMDB que apóia o PSDB.

O que seria interessante de questionar é o JOGO DUPLO que o maior partido do Brasil vem fazendo há quase 16 anos. O PMDB esteve fortemente presente no governo FH e, 8 anos depois, também apoiando e formando a base do governo petista.

Para isso perguntar não ofende: Por que não a Veja também não mostra a outra face do PMDB? Por que não entrevistar um peemedebisda da base do governo (ministro, senador ou deputado) para saber a opinião dele sobre o apoio nas eleições?

Talvez isso não seja do interesse da Veja...